Leia mais sobre o leite adulterado:
Anvisa faz novas buscas por leite adulterado no país
Químico suspeito de inventar fórmula para adulterar leite está preso
- Governo suspende comercialização do leite de quatro empresas no país
- Risco de contaminação do leite começa na ordenha
- PF solta últimos cinco suspeitos de adulterar leite
- Fraudes no leite já haviam sido detectadas há quatro anos, dizem produtores
- Agricultura e Anvisa publicam comunicado afirmando que leite brasileiro é seguro
Usinas de leite investigadas na operação Ouro Branco começaram a se desfazer do produto adulterado. Juntas, duas cooperativas de Minas Gerais vão jogar fora quase 200 mil litros de leite cru.
O leite da CoperVale de Uberaba vai virar fertilizante na estação de tratamento de resíduos industriais, em Lavras. Ao todo, serão descartados 55 mil litros de leite da cooperativa contaminados com soda cáustica e água oxigenada.
A Casmil de Passos, também em Minas, começou a jogar fora 140 mil litros de leite. Parte está estragada e parte foi contaminada por água oxigenada. O leite está sendo despejado num córrego em Varginha, que desemboca numa estação de tratamento de esgoto. Noventa mil litros de leite que seriam distribuídos a partir de quinta-feira não chegaram às prateleiras.
Em outras três fábricas foram recolhidas amostras de leite para análise. Uma delas, é a Avipal, em Itumbiara, Goiás. A empresa informou que a marca do leite interditado temporariamente é Calu, um produto que estava em estoque na fábrica. Segundo a Avipal, há mais de um mês a empresa não produz leite longa vida.
As outras duas fábricas são da Parmalat, uma em Santa Helena de Goiás e outra em Carazinho, no Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, a análise das amostras da Parmalat em Santa Helena ficou pronta. Segundo opresidente da empresa, o lote que havia sido interditado preventivamente apenas até a conclusão do exame, foi liberado para venda.
- Não teve interdição de fábrica, não teve interdição de venda no varejo, não teve nenhuma interdição da Parmalat. Teve simplesmente um teste de rotina do Ministério da Agricultura. Então, a palavra interdição foi mal interpretada ao longo do dia. Não houve interdição de produtos Parmalat - afirmou o presidente da empresa, João Audi.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião