A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, exibiu neste sábado (18), no horário eleitoral na TV, imagens e depoimentos de moradores da cidade reclamando da demora no atendimento à saúde. Já o prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição, reprisou programa exibido no último dia 15, como foco na educação.
A propaganda petista mostrou imagens de hospitais e criticou, na voz do narrador, a "situação de abandono e revolta". Moradores relatavam dificuldades para marcar consultas no bairro de Cidade Tirandetes, como a dona de casa que disse tentar marcar um exame de mamografia há meses.
"Em muitas AMAs e UBS (Unidades Básicas de Saúde) a situação é a mesma. Casos assim são relatados a Marta todos os dias em várias partes da cidade", disse a narração. "Os relatos de sofrimento são tantos que é difícil acreditar na propaganda do Kassab", afirmou Marta.
A candidata prometeu pôr em prática projeto para contratar mais médicos, construir três novos hospitais, melhorar AMAs e criar rede de 31 policlínicas.
O programa também exibiu obras da petista quando prefeita [2000-2004] na Zona Norte. Um casal de moradores contou ter adquirido uma floricultura e um restaurante com crédito do programa "São Paulo Confia".
"Pretendo fazer trabalho muito forte na Zona Norte", disse a petista. O programa exibiu ainda relatos de pessoas que diziam desconhecer o prefeito Gilberto Kassab. "Ele apareceu do nada, igual ao Fernando Collor", comparou um deles com o ex-presidente da República e atual senador.
Kassab
O programa do prefeito e candidato à reeleição pelo DEM abriu com pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (17) que o aponta 16 pontos à frente de Marta.
Em seguida, o horário reservado ao candidato reexibiu programa veiculado no último dia 15, Dia do Professor, voltado à propostas para a educação.
Em seu programa, o prefeito fez críticas indiretas à gestão da adversária, ao dizer que houve tempo em que a cidade "tinha túnel que ficava alagado com enchete e crianças morriam de calor em escolas de lata".
O programa de Kassab também exibiu depoimentos de professores que criticaram os CEUs (Centros Educacionais Unificados) construídos na gestão da ex-prefeita. Um deles disse que os centros construídos pela petista "tinham piscinas ao lado das salas de aula".
Em narração, o programa disse ainda que Kassab é o prefeito que criou mais vagas em creche e disse que, em parceria com o governador José Serra vai construir escolas técnicas ao lados dos CEUs e implantar cursos profissionalizantes.
Apesar disso, Kassab disse que seu maior desafio vai ser aumentar as vagas em creches. "Não há prioridade maior que a saúde das pessoas e a educação das crianças", afirma. O programa encerrou com uma animação ao som da música "Caderno" do cantor Toquinho.
- Se eleito, Kassab diz que fica até o fim do mandato
- Kassab: é equívoco tirar proveito do confronto policial
- Lula critica Serra por ligar PT à greve de policiais
- Propaganda de Kassab 'emocionou' eleitor, diz cientista
- DEM e PT travam guerra na Justiça Eleitoral em São Paulo
- Datafolha: Kassab mantém liderança em SP com 53%
- Kassab ganha direito a mais nove respostas na TV
- Marta pede cassação de Kassab, e ele a acusa de querer "ganhar no tapetão"
Deixe sua opinião