Ranking
1º Volvo:Vencedora tem receita sueca com tempero paranaense
2º Pormade:Uma linha de inovação que esbanja cordialidade
3º Gazin:Engajamento para superar metas
4º GVT:Juventude e flexibilidade
5º Embracon:Busca por equilíbrio e encantamento
6º Novozymes:Trabalhar além das regras escritas
7º Ecovia:Espaço para crescer e trocar ideias
8º Herbarium:Mais contatos pessoais e menos e-mails
9º Apetit:Alimento para o corpo e a alma
11º Pelissari:Foco na carreira
12º EBS Sistemas:Sem paredes ou portas fechadas
13º Morena Rosa:Sotaque de interior e clima familiar
14º Ecocataratas:Integrando quem está longe
15º Omar Camargo:Inovação com a participação de todos
16º DB1 Informática:Com o que Maringá tem de melhor
17º Sofhar:Equilíbrio entre frescor e experiência
18º Datacoper:Ambiente informal e horário flexível
19º OpusMúltipla:Comunicação leve e descontraída
20º Unicred:Espírito de colaboração
A conversa e a participação ativa dos funcionários no dia a dia da empresa são as ferramentas utilizadas pelo HSBC Global Technology Center Brasil para garantir um bom ambiente de trabalho. Esse é o foco desde que a empresa foi criada, em 2006, com o objetivo de oferecer soluções tecnológicas a todas as unidades do banco HSBC. "Criamos uma cultura corporativa em que as pessoas participam das decisões, dando feedbacks com avaliações positivas ou negativas. Isso convida os colaboradores a se sentirem donos da companhia", diz o executivo-chefe do HSBC GLT no Brasil, Jacques Depocas.
Ele garante que o respeito é o balizador da comunicação dentro da empresa, com incentivo constante aos colaboradores para que sejam participativos e defendam suas opiniões. "Com um alto nível de confiança e respeito, você alcança uma comunicação mais honesta e aberta. As pessoas aqui são livres para falar o que sentem, sem medo de represálias."
Esse clima de liberdade é ainda mais visível nas ações realizadas dentro da empresa. Além das tradicionais festas de aniversário, o HSBC GLT organiza os "Winter Games" e "Summer Games" competições entre quatro equipes, sorteadas aleatoriamente, para incentivar a integração. "Esses jogos mexem com a empresa. As equipes precisam fazer mascotes, organizar torcidas, ou seja, têm muito trabalho antes do evento. É competição e festa", resume o executivo-chefe.
As famílias dos colaboradores também têm a oportunidade de participar do cotidiano da empresa, deixando o ambiente mais leve e descontraído. "De vez em quando realizamos o Family Day, quando convidamos as famílias para visitar o escritório. Tem gente que traz os pais, avós, namorados e filhos", conta. "Criamos uma comunidade forte para que a família entenda porque os funcionários gostam de trabalhar aqui."
* * * * *
Tecnologia da informação
Fundação: 2006
Curitiba
Faturamento em 2009: R$ 35 milhões
Número de funcionários: 423
Homens: 339
Mulheres: 84
Faixa etária
Menos de 25: 134
Entre 26 e 34: 220
Entre 35 e 44: 52
Entre 45 e 54: 15
55 ou mais: 2
Escolaridade
Até o 2º grau: 22
Sup. incompleto/em curso: 137
Sup. completo: 203
Pós-graduação: 61
Tempo de serviço
Menos de 2 anos: 350
Entre 2 e 5 anos: 73
Entre 6 e 10 anos: 0
Entre 11 e 15 anos: 0
Entre 16 e 20 anos: 0
Mais de 20 anos: 0
Perfil do presidente
Nome: Jacques François Depocas
Formação: MBA na Universidade da Pennsylvania, Estados Unidos.
Tempo na empresa: desde o início
Benefícios
o Plano de saúde*
o Plano odontológico*
o Atendimento psicológico*
o Subsídio para graduação ou pós-graduação*
o Curso de línguas*
* Benefício oferecido apenas a alguns funcionários.
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