Promessas Paranenses para 2010
Veja os atletas paranaenses que podem se destacar em 2010:
Surfe - Bruna Schmitz, 19 anos, integrante do WWT
Natação - Alessandra Marchioro, 16 anos, nadadora
Natação - Henrique Rodrigues, 18 anos, nadador
Basquete - Aruzha, 17 anos, ala da seleção sub-18
Vôlei - Francynne, 17 anos, meio de rede da seleção infanto
Futebol - Giuliano, Meia paranaense do Internacional
Futebol - Kelvin, 16 anos, atacante do Paraná
Futebol - Marcelo, 17 anos, atacante do Atlético
Futebol - Lelê, 19 anos, atacante do Coritiba
Automobilismo - Gabriel Dias, 19 anos, piloto da Fórmula 3
Com poucas oportunidades de evoluir se permanecesse no Paraná, a meio de rede da seleção brasileira infanto-juvenil Francynne aceitou, ano passado, o convite para jogar como ponteira nas categorias de base do Finasa/Osasco. Deixou a família em Curitiba e, aos 17 anos, teve a chance de disputar algumas partidas pelo time principal, ao lado de Jaqueline, medalha de ouro na Olimpíada de Pequim.
"Me espelho nela dentro e fora da quadra. Atuamos na mesma posição. Ela joga muito e, além disso, é uma pessoa humilde, me recebeu na equipe como se fôssemos amigas de muito tempo", diz Francynne. A experiência no Osasco rendeu-lhe o título paulista da categoria juvenil e o vice no infanto-juvenil.
Em 2008, foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira e disputou o Sul-Americano, no Peru. A equipe foi campeã, garantindo a vaga para o Mundial do ano seguinte. Com o mesmo elenco à exceção da troca da líbero o time conquistou, em julho de 2009, o tricampeonato mundial infanto-juvenil, invicto em oito jogos. Francynne comemorou: foi eleita o segundo melhor bloqueio da competição. "Acho que melhorei muito do Sul-Americano para o Mundial. Treinei muito os bloqueios e o resultado apareceu", conta.
O título mundial rendeu-lhe o convite para jogar a Superliga feminina pelo Macaé, do Rio de Janeiro, que ocupa a vice-lanterna da principal competição do vôlei feminino brasileiro. "O time apostou em atletas bem novas. É bem interessante jogar contra praticamente toda a seleção brasileira principal. Sei que vou ganhar muita experiência e que tem muitos técnicos me observando. Me esforço ao máximo dentro de quadra para abrir novas portas", conta a garota.
2010 será seu primeiro ano dedicado exclusivamente ao esporte Francynne terminou em 2009 o ensino médio , a jogadora quer a convocação para o Campeonato Mundial Juvenil. "E também conseguir um time adulto em que possa ganhar mais experiência", planeja.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião