Promessas Paranenses para 2010
Veja os atletas paranaenses que podem se destacar em 2010:
Surfe - Bruna Schmitz, 19 anos, integrante do WWT
Natação - Alessandra Marchioro, 16 anos, nadadora
Natação - Henrique Rodrigues, 18 anos, nadador
Basquete - Aruzha, 17 anos, ala da seleção sub-18
Vôlei - Francynne, 17 anos, meio de rede da seleção infanto
Futebol - Giuliano, Meia paranaense do Internacional
Futebol - Kelvin, 16 anos, atacante do Paraná
Futebol - Marcelo, 17 anos, atacante do Atlético
Futebol - Lelê, 19 anos, atacante do Coritiba
Automobilismo - Gabriel Dias, 19 anos, piloto da Fórmula 3
Aos 16 anos e 1,82 m de altura, a curitibana Alessandra Marchioro encerrou 2009 com uma marca surpreendente: teve o melhor índice técnico no Torneio Open, em dezembro, uma das principais competições da natação brasileira. O índice técnico determina a melhor performance entre todos os vencedores das provas individuais. Com o recorde do campeonato nos 50 metros peito, completados em 31s08, ficou à frente de nomes consagrados nas piscinas, como Fabiana Molina e Joanna Maranhão.
Para entender o que isso significa, o melhor índice técnico masculino no Open foi o de Cesar Cielo, recordista mundial e medalhista olímpico nos 50 m e 100 m livre. "Nem podia imaginar que iria conseguir esse resultado. Eu já estava voltando para Curitiba quando o índice foi anunciado", conta Alessandra.
Se 2009 serviu para a atleta ser notada como um novo talento nas categorias absoluto, 2010 será para firmar-se entre os melhores nadadores do país, no ano em que estreia na categoria junior. O principal compromisso será em agosto. Ela vai disputar quatro provas 50 m e 100 m livre e 50 m e 100 m peito nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura.
Na despedida da categoria juvenil, no Campeonato Brasileiro realizado em novembro, em Curitiba, Alessandra chegou
como uma das favoritas. Não decepcionou: ganhou cinco medalhas prata nos 100 m livre e peito, ouro nos 50 m peito e nos revezamentos 4 x 50 m e 4 x 100 m e ainda ficou com o melhor índice técnico.
O maior feito na competição em casa foi se tornar a primeira atleta juvenil no país a nadar os 50 m peito abaixo de 26 segundos, com 25s072. "Pena que não é prova olímpica", diz.
Com pouca idade, é considerada aposta certa para a Olimpíada de 2016, no Rio. Ela, porém, tem planos antecipados. "Quero, com certeza, buscar medalhas em 2016. Mas, por que não pensar em disputar em 2012 (em Londres)?", fala a garota que começou a nadar aos quatro anos por recomendação médica, para combater a bronquite.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião