Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

CARREGANDO :)
Veja também
  • Gripe matou mais de uma pessoa por dia no PR
  • Tamiflu será distribuído em dois lugares a partir desta sexta em Maringá
  • Mais uma semana sem aulas
  • Medo da gripe A afeta hospitais da região de Maringá
  • Variação do preço do álcool em gel é de até 600% em Maringá
  • UEM e colégios estaduais mantêm suspensão de aulas até 17 de agosto
  • Metade dos alunos da rede municipal falta às aulas

A Prefeitura de Maringá criou na tarde desta sexta-feira (7), um Comitê de Mobilização e Ação contra a gripe A. Instituições, órgãos públicos e privados pretendem repassar informações aos moradores e trabalhar junto à população para evitar as condições de contágio da doença. Participaram da reunião na prefeitura, os segmentos de saúde, instituições de ensino, associações e representantes religiosos. Uma mulher de 24 anos, que estava internada na UTI de um hospital particular com suspeita da gripe A morreu na tarde desta sexta-feira (7), em Maringá. Se confirmada, esta seria a segunda morte causada pela doença.

Publicidade

Segundo o prefeito Silvio Barros (PP), mesmo com as novas notificações, o aumento de casos suspeitos e com a confirmação de uma morte na cidade, na quarta (5), as condições da doença no município estão sob controle. "No entando estamos dando toda a atenção para evitar um quadro crítico." O secretário de saúde, Antônio Carlos Nardi, disse que o comitê será um apoio na divulgação de informações qualificadas. "Queremos que as instituições, órgãos, associações e os formadores de opinião amparem o trabalho de orientação e de ação junto à comunidade", afirmou Nardi.

Nardi ressaltou que a cidade enfrenta uma situação diferente diante do quadro de outros municípios e não há sonegação de dados por parte da Secretaria de Saúde, como algumas pessoas têm questionado por terem recebido supostos e-mails com dados diferentes dos que têm sido repassados. "A doença está sendo mantida sob controle. Os seguimentos de saúde estão adotando o protocolo do Ministério da Saúde. Não existe sonegação de dados."

O secretário enfatizou que novos equipamentos foram recebidos para o atendimento dos casos suspeitos. "Recebemos mais cinco respiradores para atender os pacientes." O comitê volta a se reunir na próxima terça-feira (11), às 16 horas na sala de reuniões da prefeitura.

Até esta sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Maringá notificou 380 casos suspeitos da gripe A, com 186 pacientes em monitoramento domiciliar, 41 hospitalizados, sendo cinco em UTI, 16 negativos e 12 positivos. O primeiro exame feito após a morte da mulher que estava sob suspeita de ter contraído a doença deu resultado inconclusivo e nova análise laboratorial deve ficar pronta neste sábado (8).

O primeiro óbito de um paciente infectado com o vírus da nova gripe em Maringá foi confirmado na tarde desta quarta-feira (5). Trata-se de um homem de 40 anos que estava internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que já havia passado por exame laboratorial de comprovação. Segundo a secretaria de saúde do município, a morte aconteceu também na tarde desta quarta.

Publicidade

Professoras gestantes

A Secretaria de Educação de Maringá (Seduc) liberou 42 servidoras grávidas do trabalho. As grávidas fazem parte do grupo de risco, ou seja, recebem medicação aos primeiros sintomas da doença, assim como idosos, crianças com menos de cinco anos, diabéticos, cardíacos e soropositivos.

Medicamento

Com o aumento da procura pelo Tamiflu, medicamento utilizado no tratamento da gripe A H1N1, o remédio passa a ser distribuído também na sede da 15.ª Regional da Secretaria Estadual de Saúde, a partir desta sexta-feira (7). Até então, o Hospital Municipal era o único local onde o Tamiflu estava disponível. Apenas quem estiver portando a receita médica com a prescrição deve se dirigir à regional, que fará plantão também no fim de semana, entre 8h e 22h