O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse em entrevista coletiva nesta sexta que o motivo provável da falta de energia no Nordeste do país foi uma falha no sistema de segurança na subeestação da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga (Itaparica), no interior de Pernambuco.
Segundo Lobão, haverá uma reunião na segunda-feira no Rio de Janeiro com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Chesf (subsidiária da Eletrobras que controla a hidrelétrica de Luiz Gonzaga), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e distribuidoras de energia.
O ministro afirmou ainda que falhas no sistema elétrico são comuns no mundo todo, e que no Brasil não é diferente. Ao mesmo tempo, Lobão disse que o sistema elétrico brasileiro é robusto e moderno.
"Não houve um apagão, houve uma interrupção temporária de energia", disse ele.
Segundo o presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti Oliveira, a energia nas localidades atingidas foi restabelecida em cerca de três horas. Sobre as causas do incidente, ele disse que "não há nada consolidado".
A pane atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira (3) e início da madrugada desta sexta (4).
"Houve uma falha em um componente eletrônico, a cartela, que faz parte do sistema de proteção da subestação. Sem ter havido nenhum problema, por um defeito eletrônico, ele deu ordem para desligar a subestação. Isso às vezes pode acontecer, mas como a instalação era muito grande, os efeitos foram sentidos em várias regiões", afirmou. Os sistemas de três usinas foram atingidos: Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga.
A Chesf deve divulgar um comunicado oficial ainda nesta sexta, enquanto a Aneel afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está aguardando um relatório do ONS. A assessoria de imprensa da ONS, por sua vez, não foi encontrada para comentar o assunto.
- Apagão deixa Maceió sem abastecimento de água
- Salvador e litoral norte da BA sofrem com falta d'água
- Dilma pediu providências para solucionar apagão
- Apagão paralisa pólo industrial de Camaçari, na Bahia
- 'Não há no mundo sistema mais moderno que o brasileiro', diz ministro
- Apagão no Nordeste causa cancelamentos no Aeroporto de Natal
- Apagão afeta oito estados da Região Nordeste
- Apagão atinge parte do Nordeste