A aprovação da Lei 291/07, que isenta do pagamento de pedágio todos os veículos emplacados nas cidades onde existem as 27 praças de pedágio no Paraná, provocou uma acalorada discussão entre os leitores da Gazeta do Povo Online, que participaram do fórum comentando o assunto. A maioria dos internautas apoiou a decisão do governador Roberto Requião (PMDB) em sancionar a lei (59%). Os demais 41% dos leitores que participaram do fórum emitiram opiniões contrárias à criação da lei. Foram levadas em consideração as mensagens postadas até as 11 horas desta segunda-feira (20).
A favor
O internauta Edson dos Santos, por exemplo, acredita que a nova lei vai garantir economia aos que dependem de freqüentes deslocamentos ao litoral do estado, no caso da praça de São José dos Pinhais, na BR-277. "Concordo plenamente com a atitude do governo estadual, pois beneficia àqueles que têm que passar todos os dias na praça de pedágio para trabalhar em Paranaguá", afirmou Edson dos Santos.
"Nada mais justo, esta e outras medidas devem ser tomadas pelo governo, conforme promessas nas eleições governamentais, pois as concessionárias estão a cada dia enriquecendo mais e as estradas piorando. Cadê as duplicações e benfeitorias?", indaga o leitor Jose Meira.
Contra
Por outro lado, um dos argumentos contrários à lei é que a tarifa do pedágio vai acabar aumentando para a grande maioria dos motoristas, para que outros tenham a isenção. Os leitores da Gazeta do Povo Online demonstraram que têm essa essa preocupação. "A isenção é mais um engodo do Governo do Estado, dentre suas muitas peripécias de arbitrariedade e desrespeito aos contratos. Não existe mágica em concessão de serviços públicos: se cobrir um lado, descobre de outro", afirmou o leitor Paulo Roberto Pegoraro Junior.
Opinião semelhante tem a leitora Lilian Braga. "Eu acho ridícula essa lei. É bem como foi falado fazer bonito com o chapéu dos outros. Não acho justo que a maioria pague pelo benefício de alguns. Se assim for, que todo curitibano compre seu veículo em São José dos Pinhais ou faça seu emplacamento lá na cidade, pois assim todos seremos beneficiados por essa lei ridícula", declarou Lilian.
Diário oficial
A isenção do pedágio ainda não entrou em vigor, isso só vai acontecer quando a Lei 291/07 for publicada no Diário Oficial do Estado, o que não ocorreu até a manhã desta segunda-feira. Na sexta-feira (17), o governo ainda definia quais seriam os documentos que os motoristas, com carros emplacados nas cidades onde existem pedágios, precisarão apresentar para tirar proveito da lei.
A regional paranaense da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR-PR) já afirmou que vai recorrer na Justiça da decisão do governo do estado. A Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) também demonstrou descontentamento com a criação da lei e ameaçou: ou o governo do estado subsidia a gratuidade da tarifa, ou a federação vai exigir na Justiça que o passe livre seja dado para todos.