A sensação de insegurança que ronda os moradores do Litoral também é percebida nas estatísticas da violência no Paraná. O número de homicídios nas sete cidades litorâneas cresceu 61,9% no primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período de 2009. Em média, foram mais de 11 assassinatos por mês nas praias. O Mapa do Crime, com as estatísticas sobre a criminalidade no segundo trimestre do ano no estado, foi divulgado nesta sexta-feira (16) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

CARREGANDO :)

No primeiro semestre de 2010, as delegacias do Litoral registraram 68 homicídios contra 42 crimes cometidos nos seis primeiros meses do ano passado. O último crime que deixou os moradores em estado de alerta foi o assassinato da psicóloga e professora Telma Fontoura, de 53 anos. A psicóloga foi encontrada morta com sinais de estrangulamento no balneário de Shangri-lá, em Pontal do Paraná, na segunda-feira (12). Telma saiu para caminhar pelo balneário na tarde de domingo (11), por volta das 16h30, e não voltou. As buscas foram iniciadas na noite de domingo e o corpo foi encontrado por volta das 10 horas de segunda-feira.

A polícia ainda não esclareceu o crime, mas já prendeu um suspeito. O músico curitibano Paulo Estevão de Lima, de 43 anos, que mora no litoral há sete meses, teve a prisão temporária decretada por 30 dias e poderá ocorrer a prorrogação por mais 30. Marcas de areia na roupa e no calçado de Lima o ligaram à cena do crime. Ele nega participação no assassinato. O suspeito tem passagem pela polícia por roubo.

Publicidade

Crescimento da violência

Não foi apenas no Litoral que a violência aumentou. No Paraná, os índices de homicídio subiram 20,4% nos primeiros seis meses de 2010 em relação ao mesmo período de 2009. Neste ano, 1.795 pessoas foram assassinadas no estado contra 1.490 mortes no ano anterior.

Curitiba e os municípios da região metropolitana registraram um aumento superior a 100 casos de homicídios neste semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Na capital, 404 pessoas foram vítimas de homicídios no primeiro semestre deste ano. Em 2009, foram 299 mortes, o que representa um crescimento de 35,11% no índice de assassinatos. Já na Região Metropolitana, foram registradas 518 ocorrências de homicídio nos seis meses iniciais de 2010. No ano passado, foram 415 assassinatos. Os números registram um aumento de 24,8% nesse tipo de crime.

Leia mais sobre o mapa da violência na Gazeta do Povo deste sábado

Publicidade