A semana promete ser decisiva para o futuro político do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Está prevista para quarta-feira (12) asessão extraordinária em que o plenário da Casa vai votar o relatório que pede a cassação do mandato de Renan por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista.
A sessão, marcada para 11h, será secreta. A cassação depende da aprovação da maioria dos senadores. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o relatório foi aprovado por 20 votos favoráveis e apenas um contrário. O presidente do Senado deve utilizar os dois dias que antecedem a decisão para intensificar as negociações nos bastidores, procurando o apoio de aliados.
Expectativa na Anac
A semana também será de expectativa para um possível anúncio de novos nomes para integrar a direção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Duas diretorias estão vagas. Na última quinta-feira (6), o brigadeiro Allemander Pereira Filho foi indicado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Foi a primeira substituição anunciada por Jobim. Com a renúncia de Leur Lomanto, que deixou a diretoria de Infra-estrutura Aeroportuária, chegou a três o número de diretores que saíram da Anac em um mês. Denise Abreu e Jorge Luiz Veloso também pediram demissão.
CPI ouve ex-diretores da Infraero
Na terça-feira (11), serão ouvidos na CPI do Apagão Aéreo do Senado ex-diretores da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) suspeitos de fraudar licitações na estatal.
Prestarão depoimento a partir das 11h o ex-diretor de Administração Marco Antônio Marques de Oliveira, a ex-diretora de Engenharia Eleuza Terezinha Manzoni e o ex-diretor comercial José Wellington Moura.
Também na terça, a partir das 9h, vão prestar depoimento à CPI do Apagão Aéreo da Câmara o gerente do Setor de Apoio ao Cliente da Airbus no Brasil, Mário Antônio de Oliveira Colaço, e o comandante de Airbus A-320 da TAM Marco Aurélio Incerti de Lima.
Às 13h, os deputados vão ouvir o diretor do Sindicato Nacional dos Aeroviários Reinaldo de Almeida Barbosa e o superintendente de Segurança Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Marcos Tarcísio Marques dos Santos.
Na quarta, prestarão depoimento a na CPI da Câmara, a partir das 11h, a desembargadora do Tribunal Regional Federal de São Paulo Cecília Marcondes e o procurador da Anac Paulo Roberto Araújo.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião