Foi sem muitos adjetivos que o jornal americano New York Times noticiou as mudanças no comando da economia brasileira. Considerou o ex-ministro Antonio Palocci como a mais recente vítima de um interminável escândalo de corrupção que há quase um ano vem debilitando o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O jornal classificou Guido Mantega como um economista identificado com as políticas do seu antecessor, as mesmas que ganharam a aprovação de Wall Street e do Fundo Monetário Internacional. Numa pequena reportagem, o NYT destaca uma declaração feita por Palocci em São Paulo, na semana passada, de que "a economia brasileira tem pela frente apenas céu azul, mesmo que o ministro da Fazenda esteja indo para o inferno".
A reportagem conta ainda todas as acusações feitas ao ex-ministro, relembra que Palocci negou todas as denúncias contra a sua atuação como prefeito de Ribeirão Preto e noticia a violação do sigilo do caseiro que fez denúncias contra o então poderoso comandante da economia.
Segundo o NYT, a tentativa de mostrar que o caseiro havia sido subornado se tornou um tiro no pé quando o presidente da Caixa Econômica disse à polícia que ele havia repassado a Palocci o extrato do caseiro.
- Ministro Palocci pede afastamento do cargo. Mantega assume
- Mattoso não assumiu responsabilidade pela quebra de sigilo à diretoria da Caixa, diz vice
- Mantega: 'O desenvolvimento que defendo é responsável'
- Dólar fecha em alta de 1,75% e Bovespa cai 2,54% em dia de troca de comando na Fazenda
- "Não atentei contra a democracia", diz Palocci
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião