Ranking
1º Volvo:Vencedora tem receita sueca com tempero paranaense
2º Pormade:Uma linha de inovação que esbanja cordialidade
3º Gazin:Engajamento para superar metas
4º GVT:Juventude e flexibilidade
5º Embracon:Busca por equilíbrio e encantamento
6º Novozymes:Trabalhar além das regras escritas
7º Ecovia:Espaço para crescer e trocar ideias
8º Herbarium:Mais contatos pessoais e menos e-mails
9º Apetit:Alimento para o corpo e a alma
10º HSBC GLT:Mascote e torcida organizada
11º Pelissari:Foco na carreira
12º EBS Sistemas:Sem paredes ou portas fechadas
13º Morena Rosa:Sotaque de interior e clima familiar
14º Ecocataratas:Integrando quem está longe
15º Omar Camargo:Inovação com a participação de todos
16º DB1 Informática:Com o que Maringá tem de melhor
17º Sofhar:Equilíbrio entre frescor e experiência
18º Datacoper:Ambiente informal e horário flexível
20º Unicred:Espírito de colaboração
Por natureza, as empresas de comunicação têm um clima de trabalho mais agradável, formado por pessoas jovens e dinâmicas. Não é diferente na OpusMúltipla, que desde a sua fundação, há 38 anos, busca criar esse ambiente com respeito e valorização dos funcionários. "A própria atividade favorece para ter um clima mais leve e descontraído, sem muita formalidade", diz João Namir Moro, diretor administrativo e financeiro.
A analista de recursos humanos Nadia de Sousa diz que a agência, formada na sua maioria por jovens da chamada geração Y (nascidos depois dos anos 80), é muito alegre. "As pessoas estão sempre disponíveis. Isso facilita muito." Essa participação ativa é que faz com que a Associação da Turma OpusMúltipla (Atom) funcione tão bem. Ela é constituída pelos próprios colaboradores, que organizam celebrações de aniversário e fim de ano. O objetivo principal é integrar os vários setores. "A Atom funciona como uma entidade à parte, observa Nadia." Da Atom surgiram o grupo de corrida e as equipes de futebol da "turma da Opus".
Segundo a analista, há uma preocupação constante com a qualidade de vida que inclui "mimos" para as mulheres, como a possibilidade de fazer manicure ou uma sessão especial de massagem na hora do almoço, na própria empresa. "Temos também mesa de sinuca e às vezes distribuímos pipocas e crepes, tornando o dia a dia mais leve." O clima, lembra Moro, já garantiu até um novo cliente. "Depois que ele conheceu nosso ambiente, decidiu que queria contratar nosso serviço."
* * * * *
Comunicação
Fundação: 1986
Curitiba
Faturamento em 2009: R$ 14,32 milhões
Número de funcionários: 112
Homens: 63
Mulheres: 49
Faixa etária
Menos de 25: 28
Entre 26 e 34: 47
Entre 35 e 44: 22
Entre 45 e 54: 11
55 ou mais: 4
Escolaridade
Até o 2º grau: 14
Sup. incompleto/em curso: 21
Sup. completo: 45
Pós-graduação: 32
Tempo de serviço
Menos de 2 anos: 66
Entre 2 e 5 anos: 22
Entre 6 e 10 anos: 12
Entre 11 e 15 anos: 4
Entre 16 e 20 anos: 5
Mais de 20 anos: 3
Perfil do presidente
Nome: José Dionísio Rodrigues
Formação: Pós-graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FAE
Tempo na empresa: fundador
Benefícios
o Plano de saúde
o Plano odontológico
o Terapias alternativas
o Subsídio para graduação ou pós-graduação*
o Curso de línguas*
o Plano de aposentadoria*
* Benefício oferecido apenas a alguns funcionários.