Parte da “Turma da Opus” durante o trabalho: ambiente informal| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Ranking

1º Volvo:Vencedora tem receita sueca com tempero paranaense

2º Pormade:Uma linha de inovação que esbanja cordialidade

3º Gazin:Engajamento para superar metas

4º GVT:Juventude e flexibilidade

5º Embracon:Busca por equilíbrio e encantamento

6º Novozymes:Trabalhar além das regras escritas

7º Ecovia:Espaço para crescer e trocar ideias

8º Herbarium:Mais contatos pessoais e menos e-mails

9º Apetit:Alimento para o corpo e a alma

10º HSBC GLT:Mascote e torcida organizada

11º Pelissari:Foco na carreira

12º EBS Sistemas:Sem paredes ou portas fechadas

13º Morena Rosa:Sotaque de interior e clima familiar

14º Ecocataratas:Integrando quem está longe

15º Omar Camargo:Inovação com a participação de todos

16º DB1 Informática:Com o que Maringá tem de melhor

17º Sofhar:Equilíbrio entre frescor e experiência

18º Datacoper:Ambiente informal e horário flexível

20º Unicred:Espírito de colaboração

CARREGANDO :)

Por natureza, as empresas de comunicação têm um clima de trabalho mais agradável, formado por pessoas jovens e dinâmicas. Não é diferente na OpusMúltipla, que desde a sua fundação, há 38 anos, busca criar esse ambiente com respeito e valorização dos funcionários. "A própria atividade favorece para ter um clima mais leve e descontraído, sem muita formalidade", diz João Namir Moro, diretor administrativo e financeiro.

Publicidade

A analista de recursos humanos Nadia de Sousa diz que a agência, formada na sua maioria por jovens da chamada geração Y (nascidos depois dos anos 80), é muito alegre. "As pessoas estão sempre disponíveis. Isso facilita muito." Essa participação ativa é que faz com que a Associação da Turma OpusMúltipla (Atom) funcione tão bem. Ela é constituída pelos próprios colaboradores, que organizam celebrações de aniversário e fim de ano. O objetivo principal é integrar os vários setores. "A Atom funciona como uma entidade à parte, observa Nadia." Da Atom surgiram o grupo de corrida e as equipes de futebol da "turma da Opus".

Segundo a analista, há uma preocupação constante com a qualidade de vida – que inclui "mimos" para as mulheres, como a possibilidade de fazer manicure ou uma sessão especial de massagem na hora do almoço, na própria empresa. "Temos também mesa de sinuca e às vezes distribuímos pipocas e crepes, tornando o dia a dia mais leve." O clima, lembra Moro, já garantiu até um novo cliente. "Depois que ele conheceu nosso ambiente, decidiu que queria contratar nosso serviço."

* * * * *

Comunicação

Fundação: 1986

Publicidade

Curitiba

Faturamento em 2009: R$ 14,32 milhões

Número de funcionários: 112

Homens: 63

Mulheres: 49

Publicidade

Faixa etária

Menos de 25: 28

Entre 26 e 34: 47

Entre 35 e 44: 22

Entre 45 e 54: 11

Publicidade

55 ou mais: 4

Escolaridade

Até o 2º grau: 14

Sup. incompleto/em curso: 21

Sup. completo: 45

Publicidade

Pós-graduação: 32

Tempo de serviço

Menos de 2 anos: 66

Entre 2 e 5 anos: 22

Entre 6 e 10 anos: 12

Publicidade

Entre 11 e 15 anos: 4

Entre 16 e 20 anos: 5

Mais de 20 anos: 3

Perfil do presidente

Nome: José Dionísio Rodrigues

Publicidade

Formação: Pós-graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FAE

Tempo na empresa: fundador

Benefícios

o Plano de saúde

o Plano odontológico

Publicidade

o Terapias alternativas

o Subsídio para graduação ou pós-graduação*

o Curso de línguas*

o Plano de aposentadoria*

* Benefício oferecido apenas a alguns funcionários.

Publicidade