Linha de produção da Herbarium: busca por desenvolvimento pessoal| Foto: Divulgação

Ranking

1º Volvo:Vencedora tem receita sueca com tempero paranaense

2º Pormade:Uma linha de inovação que esbanja cordialidade

3º Gazin:Engajamento para superar metas

4º GVT:Juventude e flexibilidade

5º Embracon:Busca por equilíbrio e encantamento

6º Novozymes:Trabalhar além das regras escritas

7º Ecovia:Espaço para crescer e trocar ideias

9º Apetit:Alimento para o corpo e a alma

10º HSBC GLT:Mascote e torcida organizada

11º Pelissari:Foco na carreira

12º EBS Sistemas:Sem paredes ou portas fechadas

13º Morena Rosa:Sotaque de interior e clima familiar

14º Ecocataratas:Integrando quem está longe

15º Omar Camargo:Inovação com a participação de todos

16º DB1 Informática:Com o que Maringá tem de melhor

17º Sofhar:Equilíbrio entre frescor e experiência

18º Datacoper:Ambiente informal e horário flexível

19º OpusMúltipla:Comunicação leve e descontraída

20º Unicred:Espírito de colaboração

CARREGANDO :)

Como essência, a Herbarium busca levar a seus clientes produtos que ofereçam melhor qualidade de vida. No ambiente de trabalho a regra é a mesma. "Procuramos aliar desenvolvimento com qualidade de vida", resume a supervisora de recursos humanos Joanita Plombon, há 20 anos na companhia. "Em uma época, isso era sinônimo apenas de ginástica laboral. Mas a entendemos como uma questão mais ampla: a pessoa certa, no lugar certo, equilibrando vida pessoal e profissional."

Publicidade

Para que os colaboradores tenham seus momentos de lazer preservados, há uma preocupação constante com a jornada de trabalho. A ginástica laboral é realizada diariamente há dez anos, mas a empresa, instalada em um município vizinho à capital paranaense, também incentiva seus funcionários a praticarem esportes. Quando há competições fora da cidade, por exemplo, a Herbarium fornece subsídios para alimentação, hotel, transporte e até treinador. Na hora do almoço, é possível fazer massagens ou frequentar a clínica de fisioterapia.

A Herbarium também valoriza a informalidade e a comunicação pessoal, com menos mensagens eletrônicas e mais conversas de corredor. O supervisor de criação Rodrigo Dias conta que o clima leve permite acesso fácil a diretores e gerentes. "Em dez anos aqui, pude crescer bastante e galgar cargos", conta o supervisor, que pretende fazer uma nova pós-graduação com auxílio da companhia. Há 15 anos na empresa, a auxiliar de produção Edinete Spak também destaca as oportunidades de estudo oferecidas e relata, com orgulho, suas conquistas pessoais. "Quando comecei não tinha nada e vivia de aluguel."

* * * * *

Farmacêutico

Fundação: 1985

Publicidade

Colombo

Faturamento em 2009: R$ 74,32 milhões

Número de funcionários: 330

Homens: 132

Mulheres: 198

Publicidade

Faixa etária

Menos de 25: 63

Entre 26 e 34: 122

Entre 35 e 44: 105

Entre 45 e 54: 31

Publicidade

55 ou mais: 9

Escolaridade

Até o 2º grau: 116

Sup. incompleto/em curso: 82

Sup. completo: 86

Publicidade

Pós-graduação: 46

Tempo de serviço

Menos de 2 anos: 108

Entre 2 e 5 anos: 124

Entre 6 e 10 anos: 44

Publicidade

Entre 11 e 15 anos: 36

Entre 16 e 20 anos: 16

Mais de 20 anos: 2

Perfil do presidente

Nome: Marcelo Geraldi

Publicidade

Formação: Pós-graduado pela Universidade de Insead, na França, e pela Columbia University, de Nova York.

Tempo na empresa: desde agosto de 2009

Benefícios

o Plano de saúde*

o Plano odontológico*

Publicidade

o Subsídio para graduação ou pós-graduação*

o Curso de línguas*

* Benefício oferecido apenas a alguns funcionários.