Especial Nelson Mandela
Confira o especial da Gazeta do Povo sobre Nelson Mandela.
Veja fotos e vídeos sobre o Madiba. Leia artigos sobre o maior símbolo da luta contra o apartheid e a repercussão dessa morte.
O mundo perde Nelson Mandela, o Madiba
O governo da África do Sul anunciou na noite de quinta-feira (5) a morte do ex-presidente Nelson Mandela, aos 95 anos. A informação foi divulgada pelo atual presidente do país Jacob Gedleyihlekisa Zuma.
- Imagens da trajetória de Nelson Mandela
- Futuro depende da persistência do sonho
- Madiba terá sempre o poder de inspirar
- Mais do que um combatente pela liberdade, sul-africano foi uma encarnação do perdão
- Um grande líder, de um país único
- Livros e filmes escritos por Mandela ou baseados na vida dele
- Vídeos: Mandela e o apartheid
- O mundo perde Nelson Mandela, o Madiba
- "Sou um dos milhões que se inspiraram em Mandela", diz Obama
- No Brasil, Mandela foi "sufocado de tanto amor"
- Líderes mundiais lamentam morte de Mandela
- Centenas de pessoas se despedem de Mandela em Johanesburgo
- Dilma e Lula lamentam a perda de Nelson Mandela
Na noite desta quinta-feira, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, informou ao mundo a morte de Nelson Mandela. Num emocionado discurso, o presidente sul-africano lembrou a trajetória de luta de Mandela contra a segregação racial, e seus esforços por alcançar uma África do Sul unida, pacífica e próspera.
"Embora soubéssemos que esse dia chegaria, nada pode diminuir nossa sensação de uma perda profunda e duradoura", lamentou Zuma.
Leia abaixo a íntegra do discurso de Zuma aos sul-africanos:
"Meus companheiros sul-africanos,
Nosso amado Nelson Rolihlahla Mandela, o presidente fundador da nossa nação democrática, partiu. Ele morreu tranquilamente, na companhia de sua família, em torno de 20h50 do dia 5 de dezembro de 2013.
Ele agora está descansando. Ele agora está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu um pai. Embora soubéssemos que esse dia chegaria, nada pode diminuir nossa sensação de uma perda profunda e duradoura.
Sua luta incansável pela liberdade ganhou o respeito do mundo. Sua humildade, sua compaixão e sua humanidade fizeram com que o amássemos. Nossos pensamentos e orações estão com a família Mandela. Temos uma dívida de gratidão com eles. Eles se sacrificaram muito e sofreram muito para que nosso povo pudesse ser livre.
Nossos pensamentos estão com seus amigos, companheiros e colegas que lutaram ao lado de Madiba, ao longo de uma vida inteira de luta. Nossos pensamentos estão com o povo sul-africano, que chora hoje a perda de uma pessoa que, mais que qualquer outra, encarnou o sentido de uma nacionalidade comum. Nossos pensamentos estão com milhões de pessoas em todo o mundo que abraçaram Madiba como se fosse da família, e que viram na causa dele uma causa própria.
Esse é o momento de nossa mais profunda tristeza. Nossa nação perdeu seu maior filho. No entanto, o que fez de Nelson Mandela grande foi exatamente o que fez dele humano. Vimos nele o que buscamos em nós mesmos. E nele se viu muito sobre nós também.
Companheiros sul-africanos, Nelson Mandela nos uniu, e é juntos que vamos nos despedir dele. Nosso amado Madiba terá um funeral de chefe de Estado. Ordenei que todas as bandeiras da República da África do Sul sejam hasteadas a meio-mastro até depois do funeral.
Enquanto nos reunimos para prestar as últimas homenagens, vamos agir com a dignidade e o respeito que Madiba personificava. Vamos reafirmar a visão dele de uma sociedade onde ninguém é explorado, oprimido ou expropriado por outro.
Empenhemo-nos a lutar juntos - sem poupar força ou coragem - para construir uma Europa unida e não segregada, não sexista, uma África do Sul democrática e próspera.
Vamos expressar, cada um à sua maneira, a profunda gratidão que sentimos por uma vida dedicada a serviço do povo deste país e na causa da humanidade.
Este é realmente o momento de nossa mais profunda tristeza. No entanto, deve ser também o momento de nossa maior determinação. A determinação de viver como Madiba tem vivido, de lutar como Madiba tem se esforçado, e não descansar até que tenhamos alcançado sua visão de uma África do Sul verdadeiramente unida, pacífica e próspera, e um mundo melhor.
Sempre vamos amar você, Madiba!
Que sua alma descanse em paz.
Deus abençoe a África. Nkosi Sikelel' iAfrika".